Recentemente, os alunos da disciplina de Microbiologia Clínica, do curso de Farmácia da FJN, realizaram uma mobilização da comunidade do bairro São Miguel sobre higienização de alimentos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A atividade de orientação à comunidade sobre descontaminação dos alimentos aconteceu na feira livre e recebeu apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde que doou unidades de hipoclorito de sódio para serem concedidos às pessoas.
Alimentos contaminados costumam causar várias doenças, que causam inclusive, internamentos hospitalares desnecessários. Durante a campanha, muitos populares se surpreenderam com a ação e afirmaram não saber que poderiam adquirir o produto em unidades da Estratégia de Saúde da Família.
A outra campanha orientou sobre o problema das ISTs e distribuiu preservativos masculinos. Apesar de ter sido noticiado recentemente pela mídia que os casos de AIDS no Brasil sofreram uma queda, é preciso cautela. Faz-se necessário manter a prevenção e um dos principais meios é o uso do preservativo.
A ação foi planejada pelo professor Rafael Mendes, da disciplina de Microbiologia Clínica, e fez uma conexão com a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta Agenda, o Objetivo 3 defende que é preciso acabar com doenças como a AIDS e outras doenças transmissíveis.