Acadêmicos de Farmácia realizam ação em favor da saúde e bem-estar para colaboradores da FJN

Data de publicação: 12/06/2019

Os cursos da saúde da FJN estão cada vez mais engajados com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa vez, alunos da disciplina de Citologia Clínica do curso de Farmácia realizaram, para um grupo de colaboradores da instituição, uma sessão de explicações sobre infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas.

O Objetivo 3  (ODS 3) da Agenda – Saúde e Bem-estar – advoga em favor da vida saudável e da promoção do bem-estar para todos, em todas as idades. De acordo com o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.  São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Os acadêmicos de Farmácia apresentaram também uma sessão com fotos mostrando as consequências da falta de prevenção e dos prejuízos que as IST podem causar.

Constitui como meta do ODS 3 reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção e tratamento e promover a saúde mental e o bem-estar. Os alunos também trataram sobre doenças como o câncer de colo de útero, esclarecendo dúvidas e orientando quanto ao autocuidado.

“Esse tipo de atividade possui tripla importância para a instituição: é uma atividade de ensino voltada para a extensão, apoia o acadêmico no desenvolvimento de comunicação e educação em saúde e ainda contribui para levar qualidade de vida ao colaborador da FJN”, afirmou o coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior.