Agosto Dourado: alunas realizam roda de conversa com gestantes e lactantes


Data de publicação: 04/09/2019

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo. O Agosto Dourado foi lançado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o intuito de conscientizar as mães e os pais acerca do aleitamento materno, incentivando e estimulando à amamentação nos dois primeiros anos de vida. Para apoiar esta causa, as alunas do 9° semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN finalizaram o mês de agosto com uma roda de conversa com gestantes e lactantes em alusão à campanha do Agosto Dourado.

Nesse âmbito, a professora Isabelle Cabral, que participou da ação, afirmou que a participação dos profissionais da saúde é muito importante para promover ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.  “O Aleitamento Materno Exclusivo impactará diretamente no crescimento e desenvolvimento do bebê, aumentando sua imunidade contra inúmeras doenças, inclusive, promovendo o vínculo entre mãe e filho", enfatiza.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Porém, é importante falar sobre isso durante o ano inteiro. Procure informação e incentive o aleitamento.