Alunos de Enfermagem realizam ações com a comunidade sobre o Outubro Rosa


Data de publicação: 01/11/2019

Durante todo o mês de outubro, discentes e docentes do curso de Enfermagem da FJN desenvolveram diversas atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos as mulheres da cidade de juazeiro do Norte – CE. Dentre as principais ações desenvolvidas, destacamos a realização de mais de 100 consultas de Enfermagem seguidas de coletas citopatológicas (exame preventivo), além de instruções ao autoexame das mamas. Contamos com a participação da professora Especialista em Saúde da mulher, Enfermeira Eloá Ribeiro, que palestrou a comunidade quanto à importância da prevenção do câncer de colo de útero. Rodas de conversas e dinâmicas educativas também foram realizadas, o que favoreceu ao fortalecimento do entendimento da população quanto à importância da manutenção da saúde.

As atividades citadas foram realizadas no Centro de Empreendedorismo e Inovação – CEI, onde funcionam atualmente o Consultório de Enfermagem – Cuidar e diversos outros serviços de assistência à saúde, ofertados gratuitamente a toda a população. O Consultório funciona como um equipamento de saúde que fornece aos nossos discentes a oportunidade de desenvolver atividades de Enfermagem de forma autônoma e empreendedora, formando profissionais enfermeiros com perfil inovador e diferencial ao mercado de trabalho atual.

Outra ação desenvolvida foi a palestra do Outubro Rosa no Aeroporto de Juazeiro do Norte. Mais um ano o curso marcou presença e dessa vez com uma equipe mais restrita, pois era com a base da Polícia Federal através da BR Aviation, mas foi uma interação excelente entre as alunas e os funcionários.

Os alunos de Enfermagem realizaram também rodas de conversa com mais de 200 trabalhadores sobre prevenção ao câncer de mama masculino e com um grupo de idosos na nossa UBS.

O Outubro Rosa é uma campanha que busca desenvolver atividades de promoção e prevenção de agravos à saúde da população feminina, com ênfase aos cânceres de mama e de colo uterino. Os profissionais e acadêmicos da saúde a nível nacional desenvolvem atividades alusivas à temática com a finalidade de fortalecimento da educação em saúde e do autocuidado, visando alcançar o maior número de mulheres no combate as citadas patologias que ainda apresentam altos índices de incidência e impactam diretamente a qualidade de vida da referida população.