Aprenda a fazer uma pasta deliciosa para o Dia do Macarrão


Data de publicação: 25/10/2022
Opção prática e saborosa para fazer neste dia 25 de outubro, seja reunindo os amigos ou em um jantar de família.   

 

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Macarrão. Pensando nisso, a coordenadora do curso de Gastronomia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte disponibilizou uma receita prática e saborosa que, inclusive, foi ensinada em sala de aula.
 
Prato tipicamente italiano, o macarrão é conhecido pelo seu sabor, bem como a sua diversidade de formatos, molhos e acompanhamentos. Por ser um alimento prático, de fácil preparo e democrático quanto a variedade, já que existem macarrão sem glúten, macarrão proteico, macarrão de feijão e muito mais, é algo que sempre está na mesa dos brasileiros.
 
"Para comemorar, preparamos o Carbonara, em que a simplicidade, aliada a complexidade da junção dos ingredientes corretos, resulta numa explosão de sabores. A receita requer mais técnica do que quantidade de ingredientes", afirma Sinara Xenofonte, professora do curso de Gastronomia da UNINASSAU Juazeiro do Norte.
 
 
Confira a receita:
 
 
Ingredientes
(serve uma porção):
 
30g pancetta;
10mL azeite extravirgem;
2 unidades de ovo;
30g queijo pecorino ralado;
120g espaguete grano duro;
Pimenta do reino preta em grãos a gosto;
Sal refinado a gosto.
 
 
 
Modo de fazer:
 
Doure levemente no azeite a pancetta cortada em julienne (finas tiras, com cerca de 2mm de largura, o que facilita no tempo de cozimento). Reserve na panela, eliminando o excesso de gordura;
Em um recipiente, bata as gemas com o queijo pecorino ralado, bem fino, e um pouco de pimenta picada finamente;
Cozinhe o spaghetti em água fervente e salgada até o ponto al dente, que é semelhante ao que chamamos de “ao ponto”, ou seja, um estágio intermediário de cozimento – nem muito duro nem muito macio;
Na panela com a pancetta, fora do fogo, coloque a massa escorrida e quente, adicione a mistura de gemas e misture vigorosamente, colocando um pouco da água do cozimento da massa para ajustar a consistência do molho, que deve ser cremoso, tomando muito cuidado para não coagular as gemas.