As cores de setembro: quatro caminhos de conscientização


Data de publicação: 28/09/2021

UNIJUAZEIRO reforça campanhas realizadas durante o mês e que abordam não só a prevenção ao suicídio 

Durante o mês de setembro são realizadas quatro campanhas que reforçam a necessidade de cuidados, inclusão, conscientização e valorização da vida. O mês é dedicado a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo; a visibilidade da comunidade surda, o Setembro Azul; a conscientização sobre o Alzheimer, Setembro Roxo; e o incentivo a doação de órgãos, o Setembro Verde. 

No UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, em alusão ao setembro amarelo, acontece um ciclo de palestras sobre a valorização da vida, que beneficia tanto os colaboradores e alunos, como também a comunidade externa.  

Sobre o setembro roxo, a professora Petrucya Frazão, do curso de Enfermagem da UNIJUAZEIRO, destaca a importância da conscientização sobre o Alzheimer. “O objetivo da campanha é dialogar e conscientizar sobre o processo de adoecimento, visando à assistência ao paciente e aos seus familiares. A doença de Alzheimer se caracteriza como neurodegenerativa, progressiva e irreversível, que afeta em especial as funções cognitivas como: memória, atenção, orientação e linguagem. As medidas de cuidados para os pacientes portadores da Doença de Alzheimer consistem no cuidado da família e o processo de proteção da sociedade”, destacou. 

Para o Setembro Verde, o curso de Enfermagem da UNIJUAZEIRO, através da LADOTx - Liga Acadêmica de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, realizou na última segunda-feira (20), de forma virtual, palestras sobre a operacionalização dos processos de doação de órgãos e tecidos para transplantes, aberta para os alunos e comunidade, por meio do Youtube. (Clique aqui para rever a palestra). O curso também realizará uma palestra com o representante no Cariri da OPO - Organização de Procura de Órgãos, Wagner Brito, na próxima quinta-feira (30), a partir das 9h, no auditório do campus São Miguel. (clique aqui para se inscrever) 

Em alusão ao Setembro Azul, a UNIJUAZEIRO através do curso de Pedagogia, foi parceira da Prefeitura Municipal para a realização de uma palestra sobre a temática. O evento reuniu professores internos e da comunidade externa e aconteceu no auditório da unidade São Miguel, em 22 de setembro.