Na atualidade, muitas questões relativas à participação das mulheres no mercado de trabalho têm sido discutidas pela sociedade. Tais questões incluem vocação, formação escolar básica e superior, remuneração e carreira profissional. O tema está em grande evidência na área de Tecnologia da Informação e tem motivado diversas iniciativas femininas para debates, conscientização e ações.
Acompanhando esse cenário, a coordenação do curso de Sistemas de Informação da FJN realizou, no último sábado (02), uma edição do Byte Papo, um evento promovido pelo grupo Byte Girl, iniciativa cearense que visa a inclusão e capacitação de mulheres para o mercado de TI. A fundadora do grupo, Ana Paula Lourenço, apresentou as ações desenvolvidas pelo Byte Girl e destacou grandes contribuições femininas para a ciência da computação. O evento teve também um debate com profissionais de Sistemas de Informação formadas na nossa região: Claudete de Sá (FJN), Hanna Carvalho (FJN) e Jayara Medeiros (FAP).
Participaram do evento estudantes dos cursos superiores de Sistemas de Informação da FJN e do IFCE Crato e dos cursos de informática e redes de computadores das escolas estaduais de educação profissional da região: Moreira de Sousa e Aderson Borges de Carvalho – LICEU, de Juazeiro; Violeta Arraes e Virgílio Távora, do Crato; e Otília Correia Saraiva – LICEU, de Barbalha.