Confira entrevista com Jonas Alves, egresso de Contábeis aprovado no Doutorado da UFPE


Data de publicação: 06/12/2018

O estudante egresso Jonas Alves, do curso de Ciências Contábeis da FJN, foi aprovado recentemente no doutorado da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Jonas sempre foi um aluno muito dedicado e fazia parte de diversas ações que o influenciaram a escolher o caminho acadêmico. Em entrevista, o doutorando contou sua trajetória e deu dicas para quem deseja seguir esta área. Confira a seguir:

 Fala um pouco sobre a sua graduação. Você já tinha interesse em realizar pesquisas? Participou de algum grupo de estudos?

Durante a minha graduação em Ciências Contábeis na FJN já me despertava o interesse por pesquisas, tendo em vista, que quando ingressei neste curso já vinha de uma graduação em Economia na URCA, onde pude também participar de eventos ligados à pesquisa científica e ter apresentado trabalhos deste cunho. Já na graduação em Contábeis aumentou mais ainda o interesse e sempre estava presente nos eventos acadêmicos. Participei com aprovação de trabalhos em quase todas as semanas de iniciação científica. Publiquei trabalhos com colegas/parceiros na Revista E-Ciência, desta IES.

 Como a FJN influenciou ou incentivou você nesta área?

Tanto a instituição quanto alguns docentes da casa me deram apoio para chegar onde estou hoje. No tempo da graduação alguns docentes perceberam em mim o desejo de ingressar na área acadêmica, em todo o tripé educacional (ensino, pesquisa e extensão). Fui monitor durante dois anos seguidos da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis, lecionada pela professora Paloma Rocha, a qual tenho também diversos trabalhos publicados em parcerias e uma gratidão enorme. Fui monitor do projeto de extensão Contabilidade Cidadã orientado e supervisionado pelo professor Inaldo Sobreira. A professora Nailê Cândido também foi outra incentivadora. Lembro-me das diversas participações em bancas de TCCs em que podia me expressar e contribuir de alguma forma com a disseminação do conhecimento por meio da pesquisa. Em fim, todos os docentes, a FJN e muitos dos amigos e profissionais que conheci nesta IES de forma direta ou indireta tiveram participação contributiva na minha formação acadêmica.

Quando você decidiu ir para o mestrado? Por que escolheu esta área?

Minha decisão em cursar mestrado já era latente desde o período em que ainda era graduando em Ciências Contábeis. Esse desejo aflorou mais quando cursei a Especialização em Docência no Ensino Superior. Em 2014 fiz seleção para o mestrado em Administração e Controladoria da UFC, porém sem sucesso. No ano seguinte já estava predisposto a continuar e não desisti, foi aí onde pleiteei os certames de mestrado da UFC (novamente), da UFCA e da UFPE (minha atual instituição de vínculo). Me dediquei um pouco mais e ponderei todos os pós e contras que enfrentaria caso passasse uma IES fora da minha cidade, que foi o que aconteceu. Cursei meu mestrado acadêmico em Ciências Contábeis na UFPE (2016-2018). Minha linha de pesquisa já era a que trabalhava durante minhas pesquisas iniciais na graduação, informação contábil para usuários externos. Dessa forma, dissertei sobre a aplicação de modelos Asset and Liability Management (ALM), gestão de ativos e passivos na tradução literal, com uso de programação estocástica para verificar melhores alocações de capitais nos fundos de pensão brasileiros. Minha linha de pesquisa tangencia a informação contábil no mercado de capitais. Inicialmente a linha de pesquisa foi por aderência às pesquisas do meu orientador, mas depois foi fluindo e tomando corpo a pesquisa e hoje é uma das temáticas que me dedico.

O que você irá pesquisar no doutorado? Sua pesquisa é continuada desde a graduação?

Ingresso no doutorado em 03/2019. No segundo semestre do curso é que irei conhecer meu orientador para a tese de doutoramento, mas por já ter certo conhecimento do programa de pós-graduação, creio que irei continuar na linha de pesquisa informação contábil para usuários externos, embora também tenha interesse por pesquisas voltadas à gestão interna, tributação e educação contábil. A linha de pesquisa é a mesma da graduação, o que muda na verdade o que se tá pesquisando e a magnitude do processo investigatório no campo da pesquisa acadêmica.

Qual dica você dá para os estudantes de graduação que têm interesse em seguir na carreira acadêmica?

A dica que posso passar para quem pretende seguir carreira acadêmica é simples. Requer dedicação, humildade, perseverança, atitudes e resiliência. A área acadêmica é muito propiciada por pesquisas, assim, incentivo a quem quer segui-la a começar pela produção de conhecimento por meio da ciência. Há lacunas “férteis” para se pesquisar em todas as subáreas da Contabilidade, só procurar o que mais é de maior familiaridade e ir a campo. Comece pesquisando, mesmo que suas primeiras pesquisas sejam incipientes, é assim que todos começam. Na área da educação comece por monitorias, apresentação de trabalhos e participações em eventos acadêmicos e/ou profissionais, este foi meu começo e hoje faço parte do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE (Professor Substituto) e do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Helena, ambas as IES, na cidade do Recife/PE.

 Confira as fotos da graduação na FJN e do mestrado de Jonas: