O Conselho Nacional de Secretários Municipais da Saúde (CONASEMS) implementou, no ano passado, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), o projeto Aedes na Mira, com a proposta de capacitar gestores e trabalhadores da saúde do SUS no combate ao Aedes Aegypti em todo o território nacional na perspectiva da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. A segunda turma do curso foi realizada na cidade de Recife-PE e formou tutores que vão capacitar profissionais da saúde em todo o nordeste. O Presidente do CONASEMS, Dr. Mauro Junqueira, esteve na reunião acompanhado de demais autoridades mencionando a importância do projeto. Entre os contemplados no curso, estava o professor e coordenador do curso de Farmácia da FJN, Alberto Malta Junior.
Alberto mencionou que participar do curso foi importante para preparar os tutores para atuação e elogiou a iniciativa do CONASEMS. Além disso, ele mencionou que estar no curso é mais uma maneira de construir uma relação com as demandas do Sistema Único de Saúde e incorporá-las ao curso. “Atualmente estamos reformulando os planos de aprendizagem do curso e estou levando importantes aspectos aprendidos para construir relações com as disciplinas do Estágio Supervisionado I, Saúde Pública e Epidemiologia e Políticas de Saúde”, conclui.
O Coordenador frisou que as relações com o SUS são critérios que fortalecem o curso e são defendidos pelo instrumento de avaliação de curso e a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Farmácia. O projeto conta com parceiros como o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) e da Associação Brasileira de Profissionais de Entomologia de Campo (ProEpi). Leia mais sobre a proposta aqui.