UNIJUAZEIRO alerta consumidores para os direitos e cuidados que devem ter nas compras
Se aproxima mais uma edição da Black Friday. Na próxima sexta-feira (26), a última do mês de novembro, lojistas em todo o mundo realizam a campanha de desconto mais esperada do ano. É comum que, nesta data, diversas empresas ofertem altos descontos em seus produtos, o que aquece o mercado de consumo.
Entretanto, no Brasil, ainda há muita desconfiança sobre a campanha. São frequentes os relatos, por parte dos consumidores, de lojas que aumentam o preço dos produtos dias antes para que possam compensar os descontos oferecidos. Nestas ocasiões, o consumidor deve-se valer dos seus direitos e procurar o Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
“É importante o consumidor ficar atento para não cair em golpes. Fazer uma pesquisa de preço antes da Black Friday para saber se o preço não está maquiado, e, se isso acontecer, acionar o Decon ou o Procon, pois o CDS - Código de Defesa do Consumidor acompanha o consumidor também na Black Friday”, destacou o especialista em direito do consumidor e professor da UNIJUAZEIRO, Mussolini Batista.
Em suma, é primordial para o consumidor ter atenção, seja na pesquisa de preços, na busca por sites seguros para compras on-line, ou no estado e qualidade dos produtos adquiridos.