Curso de Contábeis participa de discussão sobre a Proposta Orçamentária de Juazeiro do Norte para 2020


Data de publicação: 25/10/2019

O encontro temático, realizado no último dia 21 de outubro, pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte - CE, em parceria com o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, teve como objetivo apresentar, discutir e colher propostas dos estudantes de contabilidade para integrar a Proposta Orçamentária desse município para o exercício financeiro de 2020. 

Nesse processo, conforme a Lei 101/200 (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF), os entes federados, na construção do orçamento público, devem viabilizar a participação social, por meio de audiências públicas e demais canais de participação. O referido encontro está inserido na concepção de Orçamento Participativo - OP e Cidadania Fiscal. Também foi divulgada a plataforma virtual, onde o cidadão pode opinar e sugerir propostas para orçamento municipal.

Para o professor das disciplinas de Contabilidade e Orçamento Público e Governamental do curso de Contábeis da FJN, Inaldo Sobreira, especialista em Gestão Pública e em Direito e Orçamento Público, “o orçamento participativo é de extrema relevância para a democratização da administração pública dos municípios, uma vez que viabiliza o exercício da democracia e a participação popular nas ações das cidades, com o objetivo de melhoria da gestão pública e do uso consciente dos recursos públicos”.