Aconteceu ontem (11), o I Júri Simulado do curso de Direito da FJN com as turmas do primeiro semestre. A ideia surgiu do professor da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, Mussoline Campelo, baseado no livro O caso dos denunciantes invejosos, de Dimitri Dimoulis. O objetivo, segundo o professor, era desenvolver nos alunos uma perspectiva de estudo, de procura, de busca na qual eles se empolgassem e a partir dali, mesmo ainda não tendo o conhecimento técnico, buscassem maiores conhecimentos.
As turmas foram divididas em equipes de promotores (acusação), advogados (defesa) e júri popular. Eles apresentaram a situação e precisaram utilizar de argumentos e teses para convencer se os acusados deveriam ser punidos ou não. Para a aluna Lívia Cavalcante, essa foi uma experiência maravilhosa, pois logo no primeiro semestre tiveram o contato com uma atividade tão avançada. “Agradeço ao professor Mussoline pela oportunidade de passar por esta experiência logo no primeiro semestre. Serve como um teste de todas as nossas condutas diante de um júri. Estudamos muito, lemos livros e fomos atrás de outras fontes de pesquisas para entender qual o nosso papel enquanto promotores”, afirma.
De acordo com o coordenador do curso de Direito, Jesus Cartaxo, o Júri Simulado é onde se contextualiza o direito e algumas obras literárias. “Ele traz uma interação entre os alunos e uma metodologia inovadora”, conclui. Felipe Alves, aluno que interpretou um dos advogados, contou que foi um verdadeiro trabalho em equipe. “A gente teve que estudar muito, inclusive conteúdos a frente do nosso semestre. Foi muito gratificante. Vimos a união das turmas e o poder que um bom professor e bom advogado pode ter ao incentivar a gente a estudar e fazer o melhor que puder”, afirma.
Os alunos estavam muito empolgados e felizes com o resultado da atividade. Mussoline parabenizou as turmas e comentou que as expectativas foram alcançadas. O Júri Simulado é um marco importante não só para o curso de Direito, mas para toda a FJN, e agora faz parte da gama de projetos da instituição.