Os alunos de Enfermagem, na noite do dia 16 de março, participaram de um momento solene e de emoção: a Cerimônia do Jaleco. O evento consiste na entrega da vestimenta aos calouros, representando o início dos estudos e o comprometimento com a profissão.
A abertura foi feita pela professora e coordenadora do curso, Sabrina Martins Alves. Em sua fala, ela ressaltou a importância do compromisso e responsabilidade dos alunos que, a partir de agora, precisarão ter para atuar na sua futura carreira profissional. Além dos estudantes e convidados, participaram da solenidade a Diretora Acadêmica da FJN, professora Milana Drumond Ramos Santana; a Ouvidora, Teresa Maria Siqueira; os docentes: Aretha Feitosa, Crystianne Samara, Danilo Ferreira, Dayse Christina, Edylla Monteiro, Isabelle Cabral, Maria do Socorro Santos, Maria Elisa Benjamim e Nadhia Alves.
Após o momento de abertura, os jalecos foram entregues aos alunos pelos seus padrinhos, escolhidos por eles para participarem do momento de tradição. Pais, amigos, familiares e até mesmo outros colegas de turma participaram da entrega. Esta vestimenta branca, usada no dia a dia dos profissionais da saúde, é um instrumento individual, principalmente para prevenir a contaminação de doenças.
Depois de vestidos, os calouros, representados pelo aluno Ronny Manuel, juraram o compromisso que assumiram ao entrar para o curso e também o de seguir com rigor as normas de biossegurança com responsabilidade e critério. Para o aluno Ronny, calouro do curso, usar o jaleco na cerimônia representa também o início na prática de enfermagem: “Jurar responsabilidade a ele é importante pois, quando firmamos este compromisso, assumimos a obrigação de agir como profissionais responsáveis de nossos pacientes”.
Para finalizar a noite, a coordenadora do curso em seu discurso ressaltou a importância da profissão de enfermagem e lembrou aos alunos o valor de exercer o trabalho com amor.