Curso de Farmácia da FJN realiza primeiras provas no Chromebook


Data de publicação: 17/12/2019

Neste último semestre, a FJN incorporou aos poucos o uso de tecnologias em sala de aula, exigindo novas posturas de professores e estudantes. Recentemente, uma inovação estabelecida foi a possibilidade de fazer as avaliações bimestrais totalmente de maneira digital. A implantação do Google Sala de Aula e do Laboratório Google e a aquisição de Chromebooks possibilitaram a realização de provas livres de consumo de papel, tinta e gastos com impressão.
O professor Alberto Malta Junior, do Curso de Farmácia, realizou a experiência em dois componentes curriculares sob sua condução: Fitoterapia e Química Farmacêutica. As provas do segundo bimestre foram totalmente informatizadas. Isso propiciou a racionalização do consumo de papel e economia de recursos de impressão, com uma clara sustentabilidade nessa ação.
Além disso, o tempo de correção das provas também se reduziu para menos de 50%: "o tempo de correção é apenas aquele da parte das questões subjetivas e o chromebook ainda propicia feedback imediato para o aluno", disse o professor.
A utilização dessa tecnologia, por outro lado, enfrenta alguns desafios como uma possível falta de energia ou casos de queda de rede de dados. Entretanto, o professor considera que foi muito positiva a utilização da tecnologia e relatou que tem intenção de, já no próximo semestre, propor a outros professores a ampliação do seu uso, pois esta é uma tendência mundial devido à revolução digital que se processa nos dias atuais. Além disso, a humanidade vivencia um momento em que se necessita de atitudes mais sustentáveis em todos os âmbitos da sociedade e a Faculdade é responsável por impulsionar ações como esta.