No último dia 25 de setembro de 2017 o Curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte realizou o Dia Internacional do Farmacêutico realizando um ciclo de palestras para estudantes e profissionais. Na programação desse ano o destaque foi para enfatizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 estabelecida pela ONU e assinada por mais de 190 países.
Três Farmacêuticas apresentaram suas experiências que vêm contribuindo com os ODS: A Professora Sâmia Silva apresentou seu trabalho de cuidado com pacientes com HIV/AIDS na Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro do Norte; A professora Eritânia Rangel falou sobre o projeto de descarte de medicamentos vencidos mantidos pela FJN; e a Farmacêutica Roseana Costa mostrou como garantir uma eliminação racional de resíduos produzidos por salões de beleza. Além desses, temas relacionados com análises clínicas, farmácia de manipulação e home care estiveram na programação.
O evento foi programado no mesmo dia do Global Day of Action (Dia de Ação Global) que envolveu 834 ações promovendo os ODS, 500 organizações (inclusive a FJN) e quase 110 países. No mapa da campanha das Nações Unidas (http://act4sdgs.org/) apenas duas instituições participaram no Brasil, uma delas a FJN.
O Coordenador do Curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, disse que o Farmacêutico tem um papel importante para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia vai passar a enfatizar os temas dentro dos contextos possíveis das disciplinas.