Curso de Farmácia investe em integração da aprendizagem com necessidades da comunidade


Data de publicação: 06/06/2019

Recentemente, os acadêmicos do curso de Farmácia vêm sendo provocados a interagir com a comunidade. O primeiro exemplo vem da disciplina de Saúde Pública e Epidemiologia, na qual a professora Juliana Francelino organizou os alunos para que eles pudessem ver de perto a realidade dos serviços de saúde.  A professora relata ainda que além de interagir, várias atividades estão sendo planejadas para que os alunos disseminem conhecimentos e práticas, executando a apresentação de temas sobre a saúde pública para a comunidade universitária que promovam a saúde.

Em outra atividade, a professora Socorro Pinheiro promoveu, junto ao público que frequenta a Unidade de Pronto Atendimento, o dia de alerta sobre queimaduras e sobre outros aspectos relacionados. As queimaduras causam danos aos pacientes e, às vezes, podem levar a morte dependendo da extensão. Além disso, muitos dos acidentes podem ser prevenidos. Os alunos do estágio promoveram a atividade que agradou a todos: colaboradores e comunidade.

Anteriormente, a professora Karísia, do Estágio em Saúde Pública, conduziu os estagiários na elaboração de um sal a base de ervas com baixo teor de sódio para usar junto a pacientes hipertensos. “Essa atividade, associada ao cuidado farmacêutico, tem contribuído para o controle da hipertensão”, disse a professora. Além disso, essa é uma atividade que integra a atuação do estagiário e os conhecimentos de disciplinas, como farmacologia e farmacognosia (estudo das plantas medicinais).

O curso de Farmácia da FJN tem buscado construir indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por entender que esta união aponta para uma educação integrada com a realidade, de forma que esta seja apreendida e não somente reproduzida, e que os profissionais assim formados possam contribuir para o crescimento social e para a melhoria da qualidade de vida local e global. Desta forma, a Instituição busca cada vez desenvolver ações neste sentido e vincular tais ações às necessidades da comunidade permitindo que as mesmas sejam relevantes à sociedade, bem como promovendo o fortalecimento do ensino através de um processo de ação/reflexão/ação.

O coordenador do curso cita que o Projeto Pedagógico do Curso deixa claro que se tem buscado a execução de um currículo que interage com a comunidade interna e externa, principalmente em relação aos demais níveis de ensino e aos segmentos organizados da sociedade civil, como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional.