Curso de Farmácia investe em metodologias inovadoras usando o espaço do Restaurante Flor do Mandacaru

Data de publicação: 13/12/2018

Aconteceu, hoje, 13, no Restaurante Flor de Mandacaru, a exposição de alimentos saudáveis elaborados pelos alunos da disciplina de Tecnologia dos Alimentos do curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte. A disciplina inovou neste semestre, propondo aos discentes a elaboração de um projeto de alimento com uma proposta diferenciada em termos de qualidade nutricional.

A professora Fabíola Fernandes propôs uma metodologia para aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para a construção dos produtos. Durante todo o semestre, os estudantes elaboraram a proposta dos alimentos para a apresentação. O significado pedagógico passa pelo fato de que o aluno precisa aprender estratégias não farmacológicas para executar o cuidado farmacêutico. “A Diretriz do curso de Farmácia fala do alimento como componente da formação e a disciplina de Tecnologia dos Alimentos pode fazer essa conexão com o cuidado farmacêutico”, afirmou o coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior.

O resultado foi muito positivo. O espaço do Restaurante Flor do Mandacaru foi utilizado para apresentação dos alimentos que foram avaliados por uma comissão de professores, inclusive a participação do Diretor Geral, Professor José Marcondes Landim. Professoras do curso de Farmácia e de Gastronomia, Auxiliadora e Janeanne, que também são do curso de Nutrição, foram as avaliadoras da mostra de alimentos. A professora Amanda Marques, coordenadora do curso de Nutrição, também esteve no local como observadora e deu uma contribuição singular para a experiência, assim como a professora Teresa Siqueira, ouvidora da FJN, que presenciou a ação parabenizando todos os envolvidos.