Curso de Farmácia realiza blitz educativa para alertar comunidade sobre DSTs


Data de publicação: 01/03/2019

As Professoras do Estágio em Saúde Pública, Karla Deisy, Socorro Pinheiro e Karísia Caldas, organizaram os acadêmicos de Farmácia para realizar uma mobilização na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) distribuindo preservativos e dando orientações gerais na perspectiva de alertar contra o perigo das doenças sexualmente transmissíveis. O grupo visitou salas de aula, abordou alunos, professores e colaboradores. 

A Blitz “Caia na folia com sua saúde em dia” teve o apoio de entidades como o SESC, 21ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fecomércio e Associação Caririense de Luta contra a AIDS, além da FJN. A proposta da Blitz aconteceu nesses dias antecedentes ao carnaval para valorizar a diversão e deixar o folião longe das doenças. 

Segundo as professoras, essa atividade foi articulada também como estratégia de integração do estágio com a realidade vivida na sociedade para ajudar os alunos a entender o papel de promoção da saúde que o farmacêutico precisa desempenhar no cotidiano da profissão. 

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. No Brasil, o número de casos de doenças como a sífilis tem aumentado bastante entre a população, e esse quadro precisa de medidas de prevenção.