Durante a IX Semana de Integração da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, a turma do 2º semestre do curso de Farmácia realizou uma campanha para arrecadar potes de vidro com tampa de plástico que são utilizados para pasteurizar o leite materno doado por lactantes para suprir a necessidade dos recém-nascidos, que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital e Maternidade São Lucas e do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo.
A campanha mobilizou a comunidade acadêmica e arrecadou um total de 296 potes, sendo divididos entre os dois hospitais, onde cada um recebeu 148 potes. Na ocasião da entrega, estiveram presentes na FJN a Farmacêutica Andrezza, do Hospital São Lucas, e a Enfermeira Nadja, do Hospital São Vicente.
Segundo a Professora Eritânia Rangel, responsável pela campanha, qualquer pessoa pode contribuir com o banco de leite humano dos referidos hospitais, doando os potes de vidro com tampa de plástico. Muitos desses potes são adquiridos com produtos alimentícios no supermercado e, após o uso, acabam sem uso e são descartados no lixo doméstico.
Doando os potes para os referidos bancos de leite, eles serão utilizados para pasteurizar o leite que é doado pelas mães lactantes. Essa prática trata-se de uma forma sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente.
A ação do curso faz conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao contribuir para o reaproveitamento dos potes de vidro e evitar seu descarte no meio ambiente, bem como para promover o aleitamento materno que é uma ação chave para o desenvolvimento sustentável.