A primeira oficina sobre atendimento ao paciente em postos de medicamentos das unidades básicas de saúde foi encerrada com sucesso no último dia 26. A oficina foi uma oferta do curso de Farmácia da FJN através do Estágio Supervisionado I da Saúde Pública. A professora Eritânia Rangel e sua equipe, junto com os alunos, viabilizaram a oficina na perspectiva de contribuir com a qualidade do atendimento dos colaboradores das unidades.
A oficina envolveu temas que estão no cotidiano da Saúde Pública, como humanização do atendimento, Direitos dos Usuários do SUS e as relações interpessoais. A oficina envolveu vários momentos de aprendizagem com exposições dialogadas, atividades motivacionais, dinâmicas reflexivas e participação ativa dos cursistas.
O professor Alberto Malta Junior, coordenador do curso de Farmácia da FJN, esteve presente no encerramento e considerou muito positiva a intervenção. Para ele, a oficina foi um grande momento de aprendizagem para ambas as partes, cursistas e equipe organizadora. Disse ainda que a oficina representou uma oportunidade para o estudante de Farmácia visualizar um aspecto da realidade. “No cotidiano de uma unidade, os usuários do SUS são atendidos por pessoas que precisam de compreensão maior sobre a atividade. O aluno de hoje será o Farmacêutico de amanhã que certamente precisará fazer intervenções como essa para melhorar a qualidade do atendimento”, afirma.
O encerramento da oficina também contou com a participação da coordenadora da Educação Permanente em Juazeiro do Norte, a enfermeira Elainy Fabrícia, que também manifestou contentamento com o resultado: “Estou certa que essa oficina vai contribuir muito para melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde. Vamos manter essa parceria ensino-serviço com a FJN porque ela traz benefícios mútuos”. Ao final, os cursistas receberam os certificados de participação e agradeceram pelo momento ofertado.