Curso de Nutrição representa Juazeiro do Norte na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


Data de publicação: 15/10/2019

Após três dias de trabalho, foi encerrada na quinta-feira (10) a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-CE), colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O evento reuniu sociedade civil e poder público de diversos municípios cearenses. Juazeiro do Norte contou com a presença de três delegados eleitos que participaram anteriormente das Conferências Municipal e Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional: a professora e pesquisadora, Élida Rocha; a preceptora e nutricionista do NASF, Beatriz Borges; e o estudante do curso de Nutrição, Hugo Ferreira. Todos fazem parte da FJN e foram os representantes do município.

As mesas-redondas relevantes fizeram parte do evento como forma de preparação para os trabalhos de grupos que abordaram três eixos: Estratégias para Garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Mobilização Social: caminhos para avançar na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional; e Perspectivas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

“As Conferências Municipais visam chegar a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para discutir e sistematizar os desafios na garantia do DHAA e elaborar propostas/estratégias de enfrentamento. Principalmente no cenário atual, é salutar que a sociedade civil defenda a Política, o Plano e o próprio Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que estão ameaçados. Nesses três dias de Conferência, fiquei muito feliz, particularmente, em dividir isso com um estudante. O fato de docentes e discentes vivenciarem tal momento de participação popular é uma condição ímpar”, declara a professora Élida Rocha, docente responsável pela disciplina de Nutrição em Saúde Pública do curso de Nutrição da FJN.