Os cursos de Farmácia e Nutrição da Faculdade de Juazeiro do Norte entregaram, na tarde da última sexta-feira, 14, uma Cartilha sobre Plantas Medicinais e Alimentícias que foi construída no âmbito de um projeto de pesquisa da FJN. “A cartilha foi produzida para orientação aos Agentes Comunitários da Saúde sobre o potencial medicinal das plantas alimentícias no tratamento de enfermidades primárias”, disse o coordenador do Projeto, professor Alberto Malta Junior.
O projeto fez um grande levantamento de estudos clínicos feitos com frutas, legumes e verduras que são do consumo rotineiro das pessoas, mas que nem sempre elas conhecem as atividades terapêuticas. Um dos exemplos é o abacaxi, que, junto com o mel, age como fluidificante de secreções. Durante o projeto, alunas do curso de Nutrição levaram os conhecimentos da cartilha para os Agentes Comunitários da Saúde - ACS e fizeram várias oficinas. Agora, foi entregue mais de 60 unidades da publicação para a Coordenadora de Distrito, a enfermeira Tatiane que entregará aos ACS de várias unidades da Estratégia Saúde da Família.
O conteúdo da cartilha é importante também para o ACS trabalhar questões relacionadas com as Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Cursos da Saúde da FJN entregam cartilha sobre plantas medicinais e alimentícias para Agentes Comunitários da Saúde
Data de publicação: 17/12/2018