Dezembro Vermelho: um alerta sobre o HIV e a AIDS


Data de publicação: 20/12/2021

UNIJUAZEIRO apoia a campanha e realizará palestra em hospital do Cariri 

O mês de dezembro é dedicado a campanha nacional de prevenção, assistência e proteção às pessoas que vivem com o vírus HIV ou com a doença da AIDS. A ação é denominada de Dezembro Vermelho e foi criada a partir da Lei nº 13.504/2017. 

Ainda há uma grande resistência em realizar testes e iniciar o tratamento de forma precoce contra o HIV, o que dificulta a queda dos números de casos. Em dezembro de 2020, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde publicou um estudo que constatou que cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Com o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e da região do Cariri, o UNIJUAZEIRO - Centro Universitário de Juazeiro do Norte realiza uma série de atividades que alertam para a importância da prevenção. 

“Essa campanha é de grande importância por ser uma oportunidade para apoiarmos pessoas envolvidas na luta contra o HIV. Como também, para atuarmos na melhor compreensão dessa infecção como um problema de saúde pública global”, destaca o professor do curso de Enfermagem da UNIJUAZEIRO, Rômulo Prata. 

Além da conscientização interna, na última quinta-feira (67), no Hospital e Maternidade São Francisco, em Crato, alunos e professores curso de Enfermagem realizaram uma palestra sobre o HIV e seus aspectos gerais. A ação teve como público-alvo os funcionários da casa de saúde.