Especialista da UNIJUAZEIRO traz orientações e cuidados para diabéticos aproveitarem as comemorações de fim de ano
O diabetes é uma doença causada a partir da elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Ela não tem cura, mas possui tratamento e, se realizado de forma correta, pode ser controlada. Com a chegada das comemorações de fim de ano, é comum comer alimentos de fora da nossa rotina alimentar. Não é diferente com as pessoas diabéticas, porém, para participar deste ciclo festivo de forma tranquila, são necessários alguns cuidados.
O professor do curso de Enfermagem do UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, Danilo Ferreira, traz dicas de como pessoas com diabetes podem proceder para curtir as comemorações de fim de ano de forma mais tranquila e sem danos. As dicas valem também para quem não tem a doença.
“Pessoas com diabetes estão sempre atentas as recomendações de saúde que devem ser seguidas, mas as festas de fim de ano podem ser um desafio para respeitar o plano de refeições e controle da glicemia. Nesse sentido, o planejamento é essencial e o indivíduo pode seguir algumas dicas para auxiliar nesse processo”, destacou Danilo.
Veja a lista de recomendações para curtir as comemorações de fim de ano:
- Planeje com antecedência o seu cardápio: selecione alimentos menos calóricos e evite o consumo de molhos de forma exagerada, pois podem conter açúcares e sais acima do recomendado;
- Pode iniciar colocando logo as saladas no prato e evite carnes com grande quantidade de gordura;
- Evite jejum prolongado, pois pode afetar negativamente os níveis de glicemia;
- Alimente-se de três em três horas, pois, dessa forma, evita consumo exagerado em uma única refeição;
- Hidrate-se bem. Não esqueça de beber água e evite bebidas gaseificadas e alcoólicas;
- Não precisa se privar: pode comer a sobremesa, mas tenha cautela. Coma uma pequena porção.