Discentes da FJN conhecem iniciativas sociais em Nova Olinda e Altaneira


Data de publicação: 11/06/2019

A região do Cariri é muito rica em recursos naturais e em cultura. Conhecer de perto tudo que ela tem para oferecer enriquece o conhecimento do indivíduo. Pensando nisso, os alunos dos semestres iniciais dos cursos de Ciências Contábeis, Farmácia, Nutrição e Sistemas de Informação participaram de uma aula de campo por cidades vizinhas, no último sábado (8). Eles conheceram a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e a Associação Raízes Culturais de Altaneira (ARCA), em Altaneira.

Acompanhados pelas professoras Rose-Ane Lucena e Nailê Candido, na primeira cidade os acadêmicos conheceram um pouco da história dos índios Kariris e conversaram com o artesão Espedito Seleiro, conhecido nacional e internacionalmente graças as suas peças autorais trabalhadas em couro.

Já a visita a ARCA teve como objetivo possibilitar aos acadêmicos da FJN conhecerem de perto o desenrolar de um trabalho social cuja abrangência o assemelha a um grande polvo que, com seus tentáculos, consegue chegar a educação, música, teatro, tecnologia, rádio difusão, biblioteca, apiário, esporte, empreendedorismo e orientação a pequenos produtores (horta). Todo o trabalho é desenvolvido através de atividades que envolvem pessoas de todas as idades em um processo de inclusão social. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que participam com afinco, dedicação e amor.

Os acadêmicos visitaram ainda o projeto da Horta Mandala Orgânica, onde puderam observar um empreendimento social que possibilita ao produtor familiar rural ter sua própria fonte de renda e de alimentação saudável.

A aula de campo servirá como conteúdo para a AV2 dos participantes, que gostaram muito da experiência de conhecer os novos lugares. A equipe da organização agradece à Direção da FJN que possibilitou essa oportunidade.