Alunos do curso de Farmácia, da disciplina de Atividade Integradora VI, estiveram recentemente envolvidos em uma atividade sobre sustentabilidade e propuseram a criação de um coletor de canudos. Essa proposta surgiu porque, atualmente, tem se questionado o uso de canudos e outros produtos descartáveis que poluem o ambiente.
Assim, eles desenharam o coletor de canudos feito a partir de garrafa pet e materiais recicláveis e distribuíram em empresas de serviços de alimentos. Após um tempo, coletaram os canudos usados e entregaram em uma unidade de reciclagem em Brejo Santo-CE. Os alunos puderam refletir sobre a importância de construir uma logística para evitar danos ao ambiente.
Os alunos desenvolveram este trabalho alinhado com o 12o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: Consumo e Produção Responsáveis. Esse ODS tem como objetivo assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Uma das metas desse objetivo é, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
A Agenda 2030 e os ODS afirmam que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030.
O professor do componente curricular, Alberto Malta Junior, considerou muito importante a atividade que acabou por mobilizar os alunos a produzir uma intervenção viável e que educa o sujeito para a convivência social.