Docentes e estudantes realizam oficina para colaboradores da Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro do Norte-CE


Data de publicação: 16/09/2019

A qualidade no atendimento em uma Unidade Básica de Saúde é um componente importante para a percepção do usuário do Sistema Único de Saúde. O atendimento em saúde está conectado com vários referenciais do sistema de saúde como a Política Nacional de Humanização (especialmente o componente do acolhimento), a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS e mesmo a Declaração dos Direitos Humanos.

Nesse contexto, a equipe do Estágio Supervisionado em Saúde Pública do curso de Farmácia elaborou, em comum acordo com a Coordenação de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Juazeiro do Norte, uma oficina que acontecerá em três momentos. O primeiro momento já foi realizado no último dia 12 de setembro, com a abertura dos trabalhos. A concepção da oficina foi direcionada para os Auxiliares dos postos de medicamentos das Unidades Básicas de Saúde, pessoas que lidam com o público periodicamente.

Os momentos de formação da oficina foram construídos integrando docentes e discentes do curso de Farmácia. Para o Coordenador deste curso, Alberto Malta Junior, a realização dessa atividade é um testemunho do trabalho da equipe em formar o estudante para que ele perceba a realidade do mundo do trabalho: “É verdade que o Farmacêutico tem muitos desafios no Sistema Único de Saúde, inclusive junto à capacitação da equipe de apoio. O gestor da saúde conta com a iniciativa do Farmacêutico para apoiar o bom funcionamento do sistema e, nesse contexto, estamos preparando os estudantes para essa realidade”.

A oficina contempla então vários benefícios: traz para perto do estudante um assunto do mundo do trabalho, dá exemplo de desenvolvimento de competência para os mesmos, apoia a SMS em sensibilizar o trabalho dos Auxiliares em relação ao bom atendimento e contribui com a qualificação do atendimento ao usuário do SUS. O curso de Gastronomia também participou do evento, oferecendo um lanche no intervalo; essa ação contribui inclusive para o desenvolvimento de capacidades dos estudantes desse curso.

A oficina contempla vários momentos, inclusive de apresentações lúdicas, reflexões sobre direitos das pessoas, felicidade no trabalho e até mesmo a construção de uma peça teatral em que os próprios auxiliares serão protagonistas. “A proposta da oficina é estimular e ativar os auxiliares para que eles sejam protagonistas de um bom atendimento de qualidade”, complementou Alberto. Os dois outros momentos serão realizados até o dia 26 de setembro.