O processo educativo no ensino superior demanda constantes inovações e adaptações para adequar-se a um público cada vez mais nativamente tecnológico. Mediar os processos de ensino e aprendizagem não é tarefa fácil. A FJN, alinhada com os desafios da formação usando recursos tecnológicos, está implementando a utilização da realidade virtual em sala de aula.
A Realidade Virtual surge como uma avançada interface homem-máquina que simula um ambiente realístico, permitindo que os participantes interajam com ele. Pesquisadores têm mostrado que esse tipo de recurso pode facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Em uma aula que seria basicamente expositiva, esses recursos são capazes de ajudar o professor a construir conceitos e compartilhar conhecimentos, criando um ambiente mais dinâmico e interativo para todos os envolvidos.
Inicialmente, já estão sendo disponibilizados óculos de realidade virtual na Biblioteca da FJN a disposição dos estudantes. Posteriormente, deverá existir uma estrutura para apoiar componentes curriculares, como anatomia e fitoterapia, na condução das aulas. O professor do curso de Sistemas de Informação, Alday Pinheiro, explica que não há conteúdos para todos os componentes curriculares, mas a tendência é isso ganhar cada vez mais espaço na sala de aula. “A utilização da realidade virtual já figura em muitas instituições no mundo; se quisermos ter um espaço de aprendizagem diverso e que capture a atenção do aluno, mais exitosos seremos em nossa tarefa de educar”, disse o pesquisador.