O curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, pensando em uma boa formação para seus alunos, acaba de criar a Farmácia Universitária Santa Tereza (FUST). A farmácia será uma empresa comum e, além disso, um laboratório de ensino. Para o coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, essa é uma conquista sem precedentes para o ensino de Farmácia da região: “O aluno precisa enxergar o cenário real para onde ele provavelmente irá quando se formar. A concepção da farmácia nesse modelo de empresa atende a uma demanda da atualidade que provoca o setor educacional a produzir um ensino que seja próximo dos serviços”, mencionou o coordenador.
A proposta da Farmácia é também ser um laboratório de ensino para trabalhar as dimensões de cuidado em saúde, com base na tecnologia e inovação na gestão. No primeiro dia, além da farmacêutica Kamilla e alunos, estiveram presentes a Diretora do Centro de Empreendedorismo e Inovação, professora Patrícia, e o professor Thiago. A FUST será inaugurada oficialmente no dia 06 de abril e, além da drogaria, contará com consultório farmacêutico, sala de aplicação de injetáveis (parceria com o curso de Enfermagem) e estará junto da Clínica de Nutrição, oferecendo serviços em saúde para a comunidade.
Entre as atividades, iniciam-se agora especialmente aquelas relacionadas com planejamento. De acordo com o Coordenador, “planejamento da empresa é uma dimensão que precisa ser mais bem vista pelo aluno, porque a gestão é quem comanda o negócio. Sem gestão, não há funcionamento de nenhuma empresa”.
A atenção à saúde passa por profundas transformações resultantes da necessidade de cuidado por parte das pessoas, o que está originando demanda nos serviços. Percebe-se além desse movimento, um impacto na Farmácia Comunitária. Esses fatores provocam mudanças na forma de produzir o cuidado à saúde das pessoas e na formação dos profissionais.
A educação do Farmacêutico, estruturada na diretriz curricular publicada recentemente, envolve a construção de competências complexas relacionadas com o cuidado direto ao paciente, família e comunidade, promoção do uso racional de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde entre outras. E esse também foi um dos motivos da implantação da FUST na FJN.