Faculdade de Juazeiro do Norte se torna Centro Universitário


Data de publicação: 07/05/2020

A Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) recebeu parecer positivo do Conselho Nacional de Educação e está em processo de transição para se tornar o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UniJuazeiro). Com esta mudança, a instituição ganha, sobretudo, autonomia. Agora, para criar novos cursos de graduação, a instituição não necessita mais passar por avaliação do MEC. Além disso, os incentivos à pesquisa e extensão também são maiores, em que serão criados novos grupos de pesquisa, novos projetos e diversas ações práticas e de interação com a comunidade.
Para se tornar um Centro Universitário, a Faculdade precisa ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral. Isso é muito importante para o aluno, que receberá um maior apoio pedagógico de professores ainda mais qualificados e com um maior tempo de dedicação ao curso.
De acordo com o Diretor Geral da FJN, Marcondes Landim, a instituição já possui estes requisitos e tem como objetivo agora incentivar cada vez mais o desenvolvimento da pesquisa e a interdisciplinaridade entre as áreas, fazendo com o que o profissional formado esteja apto a atuar em diversos segmentos e em conjunto com vários outros profissionais de áreas afins. Dessa forma, faz valer a sua missão de “ser reconhecida como referencial de excelência no ensino, por seus membros e pela sociedade em geral”.