O curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte implantou há dois anos a primeira pós-graduação em Atenção Farmacêutica da região com um conteúdo inovador e voltado para complementar a formação do Farmacêutico que deseja atuar no contexto da clínica. A coordenadora do curso, Professora Poliana Moreira, concluiu recentemente a primeira turma e concedeu uma entrevista para resumir o que foi o curso e quais as expectativas para o futuro.
Professora Poliana, você deu início a um projeto pioneiro no curso de Farmácia na FJN que foi o curso de Especialização em Atenção Farmacêutica. Fale um pouco do que foi a primeira edição desse curso.
Começamos a primeira turma da especialização em 2016. Depois veio a segunda mantendo a continuidade de fortalecer a carreira farmacêutica especializada (Atenção Farmacêutica – hoje Cuidados e Serviços Farmacêuticos) em função das demandas de mercado, principalmente após a aprovação da Lei Federal 13.021 de agosto de 2014, que garante a presença do farmacêutico nas farmácias e ainda conceitua o estabelecimento como sendo de saúde. Esta carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos, como por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia. A criação e realização desse curso mostram o pioneirismo da FJN e a sensibilidade da instituição em trabalhar para o desenvolvimento do Cariri. O curso foi criado para fortalecer o papel do Farmacêutico e lhe dar ferramentas para melhor atuar. Acredito que cumprimos a nossa missão na medida em que formamos pessoal qualificado para cuidar melhor das pessoas. Estamos contentes com o resultado.
Há alunos colocando em prática os conhecimentos aprendidos no curso? Eles têm dado feedback? O que eles estão dizendo?
Sim. Quase 100% dos alunos estão fazendo uso dos conhecimentos ofertados no curso. Percebi inclusive que o aluno, além da preparação para atuar na drogaria, usou os conhecimentos da especialização para atuar em outros segmentos da farmácia como hospitais e clínicas. Tenho recebido informações de que os alunos têm realizado e desenvolvem procedimentos para a promoção, proteção e recuperação da saúde; asseguram que o medicamento seja administrado na dose, frequência, via de administração e horário corretos; avaliam se a prescrição médica está de acordo com aspectos técnicos e legais; têm promovido intervenções terapêuticas, entre outros.
Para a terceira edição foram feitas mudanças no curso? Quais foram as principais?
Sim, como a profissão farmacêutica tem se desenvolvido muito rapidamente, também mudam as demandas do mercado e entendemos assim que eram necessárias alterações no curso: aumentamos a carga horária prática e agora o aluno do curso poderá estagiar durante a pós-graduação na Farmácia Universitária Santa Tereza. Esses acréscimos vão permitir aos alunos algumas outras atividades:
- Realizar consulta, anamnese e avaliação farmacêutica;
- Integrar comissões, criadas com o objetivo de promover o uso racional de medicamentos e garantir a segurança do paciente;
- Planejar e coordenar, junto com outros profissionais da saúde, estudos epidemiológicos e outras investigações relacionadas à área da saúde;
- Analisar os níveis terapêuticos dos fármacos administrados durante o tratamento do paciente;
- Identificar interações medicamentosas e fazer intervenções;
- Desenvolver plano de cuidado farmacêutico individual para cada paciente;
- Analisar, em períodos pré-determinados, os resultados das intervenções farmacêuticas;
- Administrar medicamentos aos pacientes, quando for de sua competência profissional;
- Orientar quanto à administração de formas farmacêuticas;
- Prescrever no âmbito de sua competência profissional;
- Verificar a adesão do paciente ao tratamento medicamentoso;
- Desenvolver métodos para promover a maior adesão do paciente ao tratamento;
- Informar e orientar a sociedade quanto ao uso racional de medicamentos, por meio de programas e materiais educativos.
Quais as expectativas que o Farmacêutico deve ter em ser aluno do novo curso de Especialização Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos?
Devido à grande diversidade no varejo farmacêutico brasileiro, o profissional que deseja seguir a carreira de farmacêutico clínico tem um campo de ação nacional, podendo atuar, inclusive, fora dos grandes centros urbanos. Ser especialista em farmácia clínica exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, habilidade de comunicação, capacidade de tomar decisões e de interagir com os pacientes, além de possuir conhecimentos aprofundados em fisiologia humana, patologia, farmacologia e farmacoterapia. O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira em Farmácia clínica. Possuir especialização em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos é obrigatório para se destacar nessa profissão. Por isso incluímos os estágios na Farmácia Universitária Santa Tereza. Isso vai permitir a construção de experiências em semiologia e anamnese na avaliação inicial de pacientes para prescrição farmacêutica em tempo real durante o curso. Quero dar destaque aqui ao fato que a FJN é a única que possui uma Farmácia Universitária na região Metropolitana do Cariri cearense! Esse equipamento permite o fortalecimento do curso. Esta especialização baseia-se ainda em estudos de consumo de medicamentos no Brasil, e oferece para o profissional farmacêutico uma visão multidisciplinar para atuar na atenção e prescrição farmacêutica em farmácias e drogarias.