Anualmente, o Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU) se une para realização de uma grande campanha em todo o Brasil para levar à comunidade o alerta de prevenção e proteção da pele contra os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta. Em consonância, a Farmácia Universitária Santa Tereza da FJN também promoveu uma ação a respeito disso em vários espaços diferentes, com o intuito de atingir vários públicos e sensibilizar quanto ao problema.
As preceptoras e farmacêuticas, Vanilda e Jordiane, junto com a professora do estágio, Karla, promoveram ações na 21ª Coordenadoria Regional de Saúde, na sala de aula, para o corpo técnico-administrativo da Faculdade de Juazeiro do Norte, para a comunidade e na I Corrida Universitária da FJN.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Por outro lado, possui altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente, pode deixar mutilações bastante expressivas.
Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas. A recomendação do INCA é que o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade à luz solar.
Contudo, mesmo em outros períodos do dia, recomenda-se procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. É necessário aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo, e usar filtro solar próprio para os lábios. Leia mais clicando aqui.