No último sábado, 21, estudantes, pais, professores e gestores da Escola de Ensino Fundamental Tabelião Vicente Pereira tiveram um início de primavera diferente: foram acolhidos pela equipe de professores e estudantes da FJN e participaram de várias atividades na sede da instituição. Essa data marcou o Dia D para as intervenções, que continuarão sendo realizadas daqui para frente, pois a FJN adotou a referida escola como alvo de projetos que envolvem desde a melhoria e manutenção da infraestrutura, bem como espaço para realização de vários projetos de extensão.
O contexto de fortes mudanças políticas, sociais e econômicas vivido pela sociedade na contemporaneidade tem impelido Instituições de Ensino Superior a assumirem fortes compromissos com a sociedade, inclusive contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. No que diz respeito ao setor da educação, isso é mais importante ainda. Considerando a situação frágil da educação, é preciso que toda a sociedade mobilize estratégias para contribuir com a qualidade do ensino para todos.
A FJN tem como missão disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo assim para o exercício pleno da cidadania, priorizando uma formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para ingressarem no mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade e o desenvolvimento da Região do Cariri e do Estado do Ceará e do País. Essa ação permite então que a instituição dê exemplo de cidadania e contribua em um setor que é crítico para o desenvolvimento: a educação. Além disso, sendo parceira da ONU na estratégia Impacto Acadêmico, a FJN precisa desenvolver ações voltadas para apoiar, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sendo assim, esta ação está ligada ao ODS 4 – Educação de Qualidade, que tem como objetivo assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Uma de suas metas é, até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.