Aconteceu, no último dia 26, a realização do primeiro Curso de Injetáveis solicitado pelos estudantes do 5º semestre do curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte. A resolução 499, de 17 de dezembro de 2008, dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, e trata também da aplicação de injetáveis. Por conta disso, nos últimos tempos, a Farmácia tem ampliado seu espectro de atenção à saúde e isso tem demandado profissionais mais preparados para o exercício da profissão, especialmente nas drogarias.
O coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, elogiou a atitude dos estudantes, mencionando que a FJN sempre tem se prontificado a apoiar o desenvolvimento da formação de cada um. Alberto mencionou também que o estudante precisa enxergar as necessidades de formação e buscar qualificação permanente. “A resolução 499 estabelece que o Farmacêutico pode aplicar injetáveis como um serviço farmacêutico, mas é necessário que ele esteja muito bem preparado para isso”, mencionou ele.
O Curso está sendo ministrado pelos professores, Danilo e Daisy, docentes do curso de Enfermagem recomendados pela coordenadora do mesmo curso, Sabrina Alves. A parte de injetáveis não está prevista no currículo, mas pode ser vista através de cursos de extensão. “Os alunos de Farmácia podem aproveitar a experiência de professores de outros cursos para qualificar ainda mais sua formação”, concluiu o coordenador.