Na última quarta-feira (14), a Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN foi palco de um evento inédito na região: o Fórum sobre Interação entre Ensino e Serviço. O objetivo do evento foi promover uma aproximação entre quem ensina e quem trabalha na perspectiva de qualificar a aprendizagem. Estiveram presentes os coordenadores dos cursos da FJN, preceptores, discentes e representantes da Secretaria Municipal da Saúde.
Os diálogos dos coordenadores se concentraram em exemplificar algumas ações que são realizadas pelas turmas e expor aos presentes porque o ensino precisa do serviço. Há o reconhecimento por parte da faculdade que a Secretaria da Saúde em Juazeiro conseguiu conquistas neste tempo de gestão. A primeira delas foi a requalificação da Coordenação de Educação Permanente, hoje muito mais organizada, de acordo com os Coordenadores. Recentemente, com o número ampliado de equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) foram contratados mais Nutricionistas para a saúde pública, algo que foi muito comemorado pela FJN, pelo fato de que a instituição sedia o único curso de Nutrição da região. “Isso nos torna parte do desenvolvimento da região do Cariri, o que coincide com nossa missão institucional”, disse Amanda Marques, coordenadora do curso de Nutrição.
A equipe da Saúde trouxe falas de gratidão à FJN por sentir que a equipe está sempre aberta ao diálogo com a Secretaria e está cumprindo o que este órgão tem determinado. Reconheceram que a parceria tem sido muito bem recebida e que o aluno da FJN é privilegiado por estar em uma instituição que manifesta interesse em participar deste tipo de discussão. Essa discussão só vem para fortalecer os laços entre a IES e os serviços, como também promover propostas de melhoria.
A coordenadora da Atenção Básica, Jaqueline, colocou para os presentes que apesar dos avanços, o ensino precisa evoluir, especialmente na incorporação das tecnologias que o NASF está passando neste momento. Segundo ela, o aluno e o preceptor precisam começar a enxergar essa vertente do sistema. Ela também citou que a incorporação de programas como o Qualifica APSUS precisa ser levado em consideração no ensino e durante os estágios.
A coordenadora do NASF, Lívia, mencionou que o ensino precisa discutir aspectos como o matriciamento. A coordenadora de Educação Permanente, Elainy Fabrícia, falou sobre os avanços do setor de Educação Permanente na SMS e justificou a burocracia existente manifestando que a Secretaria precisa de ordenamento dos processos e são muitas instituições usando os serviços. Ela também ressaltou o momento histórico promovido pelo fórum que juntou os atores interessados.
O momento também se propôs a escutar preceptores e discentes. As falas trouxeram fragilidades e fortalezas dos estágios e, a cada fala, os coordenadores anotaram as observações que serão direcionadas para discussão no ambiente de docência do curso, especialmente o Núcleo Docente Estruturante.
Durante o evento, foi oferecido um momento de confraternização com coffee break elaborado pelos alunos da Nutrição que fazem parte da CONNUTRI. Ao final, os coordenadores parabenizaram a todos e agradeceram pela presença, ressaltando que a interação sempre será necessária para uma melhor formação, assim como a união da instituição e do ensino.
FJN e Secretaria Municipal da Saúde promovem Fórum sobre Interação entre Ensino e Serviço
Data de publicação: 15/03/2018