FJN é única instituição do Brasil a aparecer no Relatório da Campanha Global em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Data de publicação: 16/04/2018

3

Em 2012, o então Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon lançou a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) para mobilizar conhecimentos científicos e tecnológicos globais e promover a resolução de problemas que impedem o desenvolvimento sustentável, incluindo a concepção e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em escalas local, nacional e global. Em 2015, a SDSN lançou a sua iniciativa oficial para jovens (SDSN Youth), com o intutio de capacitá-los em todo o mundo para criar soluções de desenvolvimento sustentável.

A SDSN Youth em 2017 lançou uma grande campanha identificada pela hashtag #KnowYourGoals, convidando indivíduos e organizações em todo o mundo para organizar eventos em um esforço para mobilizar as pessoas em torno dos ODS. Recentemente, a SDSN Youth publicou relatório sobre a campanha em 2017 e a FJN, através do Curso de Farmácia, foi a única instituição do Brasil a ser destacada.

No ano passado, o Curso de Farmácia promoveu dois eventos com o tema dos ODS: o dia Internacional do Farmacêutico e o I Workshop da FJN sobre os ODS, durante a Semana de Iniciação Científica, que alcançou vários alunos da instituição. O coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, recebeu a notícia com muito contentamento e destacou o papel dos discentes no processo: “Os alunos, além de participarem dos eventos, trabalharam para que eles acontecessem. Na FJN estamos sempre estimulando os discentes a serem protagonistas na construção de sua carreira. A Agenda 2030, que contém os ODS, é um convite ao exercício da cidadania e precisa de engajamento, inclusive dos estudantes que serão os líderes do amanhã”.

O coordenador mencionou ainda que as atividades em torno dos ODS já fazem parte do planejamento da coordenação do curso com ações permanentes. Em 2018 está previsto a realização do II Workshop sobre os ODS e sempre se buscará a inserção dessa agenda em eventos menores. Alberto mencionou ainda que a realização desse evento para a educação farmacêutica é estratégica, porque em vários pontos ele coincide com as competências oriundas da Diretriz Curricular do Curso de Graduação em Farmácia, publicada recentemente.

Clique aqui e acesse o relatório da campanha

1 2