FJN participa de Workshop sobre Residência em Farmácia Industrial

Data de publicação: 12/06/2017

No dia 9 de junho, o coordenador do curso de Farmácia, Alberto Malta Junior, participou do Workshop sobre Residência em Farmácia Industrial promovido pela Universidade Federal do Ceará, Conselho Regional de Farmácia e Conselho Federal de Farmácia.

A proposta do workshop foi apresentar um case de sucesso que acontece entre a UNIOESTE  e a Empresa Prati Donaduzzi, ambas no Paraná. O programa é inédito no Brasil e propicia uma oportunidade ímpar para o estudante de Farmácia vivenciar o cotidiano da indústria. Para o Alberto Malta, essa é uma experiência que contribui fortemente para a qualidade da formação e que o Ministério da Educação deve, usando esse modelo do Paraná, estudar uma proposta para implantação em todo o Brasil. “Formar profissionais qualificados para preencher as necessidades do complexo industrial da saúde é algo que o Ministério da Saúde vem perseguindo a algum tempo e essa proposta se encaixa perfeitamente no que diz respeito à formação de Farmacêuticos industriais”, afirmou.

Alberto pontuou ainda que as instituições privadas encontram limitações para promover programas de residência, mas que discutirá no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia propostas similares que prevejam qualificação da formação. “No Fórum das Indústrias do Estado do Ceará que aconteceu no último dia 6, vimos que a indústria tem a necessidade de ter profissionais mais bem preparados, até porque a implantação da FIOCRUZ no Ceará e a política voltada para a formação de um polo farmacêutico vai demandar uma força de trabalho preparada”, disse.

A equipe do curso de Farmácia da UFC, após a realização do workshop, comprometeu-se a fazer um projeto para implantação da residência no Estado do Ceará.