A Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, através do projeto de extensão Promovendo a Saúde do Homem e em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde sediou, no dia 07 de dezembro, a Oficina de Capacitação e Lançamento do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais da Saúde e do guia de Saúde do Homem para ACS. Teve como público-alvo os discentes do curso de graduação de Enfermagem, preceptores e profissionais de saúde da ESF.
Esta oficina está sendo realizada em todo o território nacional pelos técnicos da CNSH/MS, Ayrton Sampaio e Michelle Leite, em parceria com estados e municípios. Com isso, a FJN tem a honra de ser a única IES do Brasil e o único local do estado do Ceará a realizar esta oficina em seu campus.
A programação do evento voltou-se para: apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH e dos eixos prioritários da PNAISH; apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de saúde e do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde; Orientações acerca do preenchimento da Caderneta da Gestante e das Fichas do e-SUS; apresentação do projeto de extensão Promovendo a Saúde do Homem; trabalho em grupo; entrega dos guias aos participantes; e sorteio de brindes.
Contamos também com a participação de quatro homens que participam do Terço dos Homens da Igreja do Rosário, localizada em Barbalha (CE), local no qual as atividades do projeto são desenvolvidas.
Foi um momento intenso, de troca de saberes, aquisição de novos conhecimentos, reflexão sobre a prática profissional e ainda sobre a importância da implementação de ações voltadas para atenção integral à saúde do homem na Atenção Básica.