A música instrumental regional embalava o ritmo da noite de abertura da VIII Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). As esculturas de madeira do Centro de Cultura Popular Mestre Noza complementam o ambiente e a temática do evento. Foram meses de preparação para os três dias que trazem apresentações de trabalhos científicos, mesas-redondas e palestras que abordariam temas voltados para empreendedorismo, regionalismo e inovação.
No dia 19 de outubro, próximo às 20h, Henrique Vidal, cerimonialista, dava início à abertura, apresentando os membros que iriam compor a mesa, entre eles, José Marcondes Landim (diretor geral), Dr. Danúbio Alves (presidente da FJN), professora Ana Cláudia Ribeiro (vice-presidente da FJN), Milana Drumond (diretora acadêmica), professor Renato Casimiro (coordenador do NUEP e presidente da VIII SIC), professora Teresa Siqueira (representante da comissão julgadora do V Concurso de Literatura de Cordel), professor André Luiz (representante da comissão julgadora do IV Concurso de Fotografias), professora Maria do Socorro (representante a Comissão Científica da VIII Semana de Iniciação Científica da FJN) e Joyce Tavares (aluna do curso de Sistemas de Informação e representante dos monitores da VIII SIC).
Em sua saudação inicial, o professor Renato Casimiro afirma a importância da iniciação científica dentro das instituições de ensino: "Desconfiar para aprender, para ser esclarecido. Para ser alguém na vida." Os vencedores de melhor cordel e melhor fotografia foram contemplados com uma quantia de R$ 500,00 cada um.
"Eu fiz o cordel especialmente para a Semana de Iniciação Científica. Me veio uma inspiração de trabalhar o lado positivo da nossa região, chamando a atenção para a necessidade da humanização, da cultura de paz através da ciência e da tecnologia. Sinto que consegui trazer a temática regional com um caráter motivacional do nosso compromisso ético-moral com a sociedade, com a paz e com os valores científicos. Eu sempre elogiei e reconheço imensamente como artista popular de Juazeiro do Norte que a FJN tem colocado o cordel nesse espaço que ele merece e está de parabéns. A FJN tem a cara do Nordeste e esse é seu diferencial diante das demais", agradeceu o professor Edison Botelho, vencedor do prêmio de Edilson Botelho.
"[...]
XIV
Toda nação que se presa
Investe em educação,
Promovendo dignidade
Ao nobre cidadão
Sem apelar para a força
Preferindo a prevenção.
XV
Vou ficando por aqui
Pedindo aos senhores
Pela cultura de paz
Evitemos os horrores
Promovendo Educação
Respeitando os professores.
(Edison Botelho)"
Logo após, Bráulio Bessa, tão esperado pelo público, sobe ao palco para sua palestra sobre O Poder do Não. Como ele mesmo fez questão de afirmar, "quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser". Contanto sua história e como conseguiu chegar onde está hoje - escritor, poeta, empreendedor social e cultural, criador do projeto "Nação Nordestina" com mais de 1 MILHÃO de fãs/seguidores e um alcance médio de 10 milhões de pessoas por mês, é considerado atualmente o maior ativista da cultura nordestina nas redes sociais, além de fazer parte do elenco do programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo de Televisão.
Bráulio emocionou-se e emocionou a quem estava presente, deixando, ao final do evento, uma sensação de missão cumprida para todos que estavam ali, e servindo de inspiração para os atuais e os futuros profissionais. "Seja original. Não tenha medo. Arrisque-se!", estimulou. Ao final, aconteceu a sessão de fotos.
No dia 20 pela manhã, Douglas Feitosa, presidente da CDL Jovem de Juazeiro do Norte e proprietário da Full Vision e da Palletiê, falou sobre Motivação de uma Trajetória Empreendedora, enquanto à noite, Regina Petrola (enfermeira e coach), Marília Falcioni (doutora e mestre em Administração de Empresas) e Sílvia Morais (psicóloga) debateram sobre sucesso e meta.
No último dia, 21, no período da manhã, as palestras e mesas redondas dividiram-se entre "Empreendedorismo: Vocação ou Aprendizado?" novamente com Sílvia Morais, seguida da palestra "Coaching de carreira - trace sua rota para o sucesso" de Marcelo Leite, consultor e educador empresarial. À noite, Allen Vidal (professor do curso de Sistemas de Informação da FJN), Nertan Nicodemos (diretor executivo no Sistema Verdes Mares), Monike Feitosa (jornalista) e Jaian Duarte (diretor de Marketing) discutiram sobre Marketing Digital e sobre sua importância para os empreendimentos nos dias de hoje.
Trabalhos premiados:
"A importância do maxixe como fonte de cálcio", de Francineide Davi Euzébio de Souza, Antônio Gomes de Menezes Neto, João Paulo Pereira, Maria Nadine Ferreira Lucena e Maria Ruth Lucena Queiroz, orientados por Edna Mori; na categoria Ensino Médio, "Vivência da educação ambiental no espaço intra e extra escolar", de Maria das Graças do Nascimento Soares, Geovanna de Castro Bizarria, Francisca Gesuína de Sousa Oliveira Landim e José Batista de Souza, feito sob orientação da professora Polyanne Ribeiro de Macedo. O trabalho "Bafo amigo", de Antonio Wedson Veloso de Brito, Francisco Wanderson Jordão da Silva, Karen França de Castro, José Henrique Rodrigues Mendes de Souza e Antonio Vinicius de Souza Soares, orientado pelo professor Luis Lourenço de Oliveira Filho, recebeu menção honrosa.
Foram mais de 700 inscrições. A Faculdade de Juazeiro do Norte agradece a Bráulio Bessa, ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza por fornecer suas peças incríveis como ornamentos do espaço, ao Acervo de Cordéis da Biblioteca do SESC Juazeiro pelas obras que eles disponibilizaram, aos palestrantes e a todos que participaram. Até o ano que vem!
Fotos por: Luan Carvalho e José de Anchieta