Fotografia e Arquitetura e Urbanismo: a arte de encantar


Data de publicação: 19/08/2021

UNIJUAZEIRO traz a reflexão da união entre foto e arquitetura no Dia Mundial da Fotografia 

Hoje, (19), o mundo comemora o Dia da Fotografia. Esta arte, desde sua criação, se alinha com a Arquitetura e Urbanismo. A primeira foto foi tirada da janela do inventor Joseph Nicéphore Niepce, em 1826, e retrata a perspectiva da cidade a partir daquele local. Ela durou cerca de oito horas para sua captura total.  

A Arquitetura sempre trabalhou muito com o visual e contou com a fotografia para registrar suas transformações. A fotografia conta com as obras arquitetônicas para criação de seus cenários, e assim ambas encantam a todos. Com o passar do tempo, tanto a fotografia como a arquitetura evoluíram, mas a relação continua formidável.  

“Ao longo do tempo essas duas formas de arte, tiveram uma relação muito próxima, com finalidades diferentes. Seja para se fotografar as cidades pós revolução industrial, que se modificavam numa velocidade maior ou na divulgação para o mundo da arquitetura moderna, fazendo com que sua aceitação fosse maior e mais rápida”, destaca a professora da disciplina de fotografia, Constance Pinheiro. 

No curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, é ofertada a disciplina de Fotografia e os alunos tem a oportunidade de entender e trabalhar esta relação. São abordadas temáticas desde a história da foto, conceitos, técnicas, fatos que permeiam as duas artes, até a aplicabilidade na arquitetura.