Biomedicina

Duração: 5 anos – Regime semestral – 10 semestres

O mercado de trabalho para o Biomédico pode se dar nos setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.
A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas.

Dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente.

O profissional que o Curso de BIOMEDICINA da UNIJUAZEIRO segue o perfil
recomendado pela Resolução CNE/CES de 18.02.2003:

I - Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da
realidade em benefício da sociedade.
II - Biomédico com Licenciatura em Biomedicina capacitado para atuar na educação básica e na educação profissional em Biomedicina.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o Biomédico está apto a atuar em junto a 30 áreas do conhecimento: algumas delas são: patologia clínica, citologia, banco de sangue, laboratórios de análises clínicas e suas especialidades, análises ambientais, toxicologia, biomedicina estética, gestão das tecnologias, saúde pública, entre outras. Além disso, poderá atuar junto a instituições de ensino como docente e/ou se dedicar a pesquisa através de programas de mestrado e doutorado.

Portaria autorizada MEC n° 174-111120-2, 11 de novembro de 2020.

Número de vagas: 50
Titulação: Bacharelado em Biomedicina.
Duração: 5 anos – Regime semestral – 10 semestres