Gastronomia

Duração: 2 anos – Regime semestral – 4 semestres

O Curso de Gastronomia da UNIJUAZEIRO tem como objetivo propiciar ao discente, uma visão dos processos técnicos e científicos aplicados à área da Gastronomia, para que ele possa desenvolver habilidades e competências na área de alimentação e afins, considerando os aspectos sociais, econômicos e culturais.

O Curso de Gastronomia tem como objetivo propiciar ao discente, uma visão dos processos técnicos e científicos aplicados à área da Gastronomia, para que ele possa desenvolver habilidades e competências na área de alimentação e afins, considerando os aspectos sociais, econômicos e culturais.

Competências e habilidades: saber elaborar cardápios, decorar pratos e serviços de mesa por meio de conhecimentos artísticos e tecnológicos; atuar na área de treinamento específico em técnicas culinárias, desenvolvendo mão de obra especializada; desenvolver habilidades e competências gerenciais para planejar, organizar, implementar e coordenar eventos gastronômicos; reconhecer e executar as técnicas culinárias básicas da cozinha clássica, brasileira e internacional, nas diversas tendências da Gastronomia.

O mercado de trabalho para o profissional de gastronomia é amplo: restaurantes, confeitaria, padaria, lanchonetes, complexos de lazer (resorts), buffets, serviços de alimentação, hotéis, navios, companhias aéreas, enologia, crítica gastronômica, cathering, assessoria e consultoria, gerenciamento da área de alimentos e bebidas, entre outras. O setor de produção de refeições é uma área de atuação do Tecnólogo em Gastronomia, onde suas atividades são desenvolvidas em locais denominados de Unidades Produtoras de Refeições (UPR). As UPRs são instituições que realizam o processo de manipulação e manejo dos alimentos, seja de forma integral ou não. Estes locais realizam processos necessários para a elaboração de preparações alimentícias (recebimento, armazenamento, higienização, pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de gêneros) e controlam os riscos sanitários inerentes a produção de refeições (verificação de temperatura, implementação de boas práticas de fabricação e etc). Outro seguimento de atuação do gastrônomo é a capacitação e atualização de profissionais da área de produção de refeições. Devido aos riscos sanitários encontrados nesta atividade, faz-se necessário estabelecer processos sistematizados de educação continuada que visem eliminar atitudes de risco e processos inadequados de possam gerar contaminações aos alimentos.

Portaria Nº. 1253 de 07 de dezembro de 2017 – Publicada em DOU no dia 11 de dezembro de 2017.

Número de vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Gastronomia.
Duração: 2 anos – Regime semestral – 4 semestres
Turno: Noturno