Publicidade e Propaganda
Duração: 4 anos - Regime semestral - 8 semestres

A habilitação em Publicidade e Propaganda prepara o aluno para prática de técnicas nesta Área, como redação publicitária, comunicação gráfica, arte e criação, técnicas de promoção e vendas, planejamento de campanhas, o uso do rádio, televisão e cinema para Publicidade e Propaganda, dentre outras. Portanto, o Curso de Publicidade e Propaganda pretende formar cidadão para uma prática constante de reflexão, criatividade, estímulo, desenvolvimento de idéias e conceitos inovadores, abordagens reflexivas e sustentáveis e que proporcionem no mercado uma postura diferenciada, consciente e com resultados eficazes e eficientes, seja com objetivo de promoção de produtos, pessoas e serviços, ou mesmo para a promoção de mudanças culturais e comportamentais com fim cívico e cidadão.
Objetivo
Objetivo Geral
Formar, integralmente, o Comunicólogo, assegurando-lhe um sólido conhecimento teórico e prático, a partir de uma formação que lhe proporcie, como futuro profissional, efetivas oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e melhoramento da sociedade para a atuação no campo da comunicação social, que utilizarão dos meios para veiculação de suas mensagens - o publicitário.
Objetivos específicos
- Promover o respeito às diferentes expressões da cultura brasileira;
- Contribuir para o aperfeiçoamento das práticas democráticas entre os produtores de mensagens, as fontes de informações e o público usuário;
- Promover também a conscientização dos problemas regionais, nacionais e internacionais, considerando sempre os padrões éticos estabelecidos nas práticas da publicidade;
- Promover junto ao futuro profissional uma reflexão sobre os processos comunicacionais, no que diz respeito não só aos mecanismos de organização interna das mídias, mas também ao seu funcionamento simbólico e a suas práticas discursivas. A justa preocupação com o mercado de trabalho não deve servir para o distanciamento de questões teóricas que envolvem as práticas profissionais da publicidade;
- Estimular a reflexão crítica na sua formação.
Perfil do Formando
A habilitação em Publicidade e Propaganda prepara o aluno para prática de técnicas nesta Área, como redação publicitária, comunicação gráfica, arte e criação, técnicas de promoção e vendas, planejamento de campanhas, o uso do rádio, televisão e cinema para Publicidade e Propaganda, dentre outras.
O Curso de Publicidade e Propaganda, em seu projeto pedagógico, tem como missão desenvolver o processo de formação profissional e interação social, enquanto coloca o ensino da Publicidade e Propaganda e o exercício da profissão de publicitário como algo comprometido e compromissado com a qualidade de vida da sociedade, da comunicação e das relações dentro entre os atores sociais envolvidos nas relações de consumo e das práticas de mercado, seja pela prática profissional, seja pelo exercício consciente da cidadania.
Campo de Atuação
O Curso visará formação de publicitários capacitados a exercer atividades profissionais, em diversas áreas da Comunicação, atuando no mercado de trabalho por meio de uma postura criativa, reflexiva, responsável e ética, aplicando, criticamente, o raciocínio lógico e científico, podendo identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional.
Para tanto, os perfis específicos da habilitação em Publicidade e Propaganda se caracterizará por:
- Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
- Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
- Pelo planejamento, criação, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínios, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação.
Outras Informações
Carga horária total 2460h
Disciplinas teóricas 1610h
Disciplinas práticas 550h
Titulação: Bacharel em Publicidade e Propaganda
Duração: 4 anos - Regime semestral - 8 semestres
Turno: Matutino ou Noturno