Na última sexta-feira (21) aconteceu a comemoração em alusão aos 44 anos da fundação do Instituto Cultural do Vale Caririense – ICVC, na Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Na celebração, o ICVC homenageou intelectuais de seu quadro social e deu posse a novos sócios titulares, renovando seus propósitos para continuar trabalhando pela cultura da região do Cariri.
Os homenageados da noite foram três dos seus sócios: Pedro Bandeira Pereira de Caldas, Antonio Renato Soares de Casimiro e Maria do Rosário Lustosa da Cruz. Todos receberam a Comenda José Marrocos, criada para premiar e homenagear os mais legítimos valores da expressão cultural do Cariri. Os novos intelectuais que se somaram ao ICVC na ocasião foram: Waldemar Arrais Farias Filho, Soderlânia Gonçalves de Oliveira e Antônio Dimas Tavares dos Santos.
O ICVC foi fundado em 22 de setembro de 1974 e 143 intelectuais ocuparam as suas cadeiras, formuladas com o patrocínio de importantes figuras das letras e das artes do Cariri. Atualmente, o Instituto é constituído por 50 sócios titulares, vários sócios honorários, e muitos sócios correspondentes, espalhados pelo território nacional. Ao longo de sua existência, tem realizado um amplo programa de fomento a atividades lítero-artísticas, publicado 18 edições de seu Boletim e seus sócios tem editado muitos títulos em livros e artigos.