UNIJUAZEIRO reforça a importância da prevenção para a manutenção da saúde e bem-estar
Desde 2019, após a criação da lei Lei nº 13.802/2019, o mês de julho é dedicado a prevenção e diagnóstico das hepatites virais. A ação ficou conhecida como Julho Amarelo. A lei tem como principais objetivos alertar e conscientizar a população sobre a doença, bem como reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Hepatite é uma inflamação no fígado, e as virais são classificadas em cinco tipos, da “A” a “E”. A UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, que dispõe de diversos cursos na área da saúde, reforça que a melhor solução é a prevenção, não só no Julho Amarelo, mas todo dia. Cuidar da saúde é essencial para viver bem.
A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIJUAZEIRO, Sabrina Martins, destaca a importância da campanha. “Anualmente, o Julho Amarelo nos lembra da importância de evitar as hepatites virais, doenças graves que podem comprometer a vida de crianças e adultos. Por isso, é essencial manter a caderneta de vacinação atualizada, continuar comparecendo às consultas preventivas, e realizar exames periódicos. Assim, é possível descobrir casos ainda no início, melhorando as chances do tratamento”, afirmou.