Ministério da Saúde e Sírio-Libanês encerram cursos de especialização na FJN


Data de publicação: 16/11/2016

A necessidade de propor mudanças nas práticas de saúde, a priorização do cuidado com o paciente e a complexidade do sistema de saúde torna cada vez maior a busca por profissionais capazes de atuar dentro de um contexto de competências exigidas em uma gestão em saúde, educação e atenção à saúde.

O enfrentamento desse desafio uniu Ministério da Saúde e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês para ofertar cursos em diversos temas nas regiões de saúde em todo o Brasil. Além dessas duas instituições, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), com apoio das Coordenações Estaduais, apoiam a iniciativa.

A Faculdade de Juazeiro do Norte sediou em 2016 dois cursos promovidos pelo Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês. Além dessas duas instituições, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) apoiaram a iniciativa que contou, ainda, com a participação das Coordenações Estaduais.

No encerramento do curso, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro, os Trabalhos de Conclusão foram apresentados e uma confraternização foi realizada. Foram mais de 100 profissionais formados nas áreas de Vigilância em Saúde e Vigilância do Risco e Segurança do Paciente. Esses cursos são estratégicos para a contribuição com a qualidade do sistema de saúde na macrorregião do Cariri.

“Em termos de ganho para o futuro da região como um todo e principalmente para os profissionais, você ter um curso de especialização do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês é uma chancela extremamente importante. Isso vai abrir portas para esses profissionais de saúde. Muito além do nome, há verdadeiramente uma excelência no ensino”, finaliza o facilitador, Walter Santos.