Mostra Gastronômica promove a fusão da cozinha clássica, cozinha de criação e enogastronomia

Data de publicação: 05/12/2019

Aconteceu nos dias 02 e 03 de dezembro, a I Mostra Gastronômica com a temática Cozinha e suas fusões, promovida pelo o Curso de Graduação em Gastronomia da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). O evento foi sediado no Restaurante Central Gourmet em Juazeiro do Norte e foi conduzido pelos os professores Ícaro Pinheiro, Naiza Galdino e Regina Célia. O foco da mostra foi apresentar a interdisciplinaridade entre as cozinhas clássica e de criação, harmonizadas com a enologia (ciência que estuda os vinhos).

Durante a graduação, os alunos são preparados para o mundo do trabalho. É na faculdade que desenvolvem as habilidades técnicas para, posteriormente, ingressarem no estágio supervisionado que faz parte do último semestre do curso. Sendo assim, é possível colocar em prática todo o conhecimento técnico adquirido no decorrer dos estudos, pois os mesmos têm contato com o setor de alimentos e bebidas.

Foi pensando nos parceiros, que são os empresários de bares, hotéis, restaurantes, entre outros locais que receberam os estagiários de Gastronomia, que se buscou, nessas duas noites, apresentar o profissionalismo dos discentes, sendo esses parceirosos principais convidados para degustar o jantar enogastronômico. Os alunos deixaram a criatividade rolar e cuidaram de todos os detalhes, desde decoração, o serviço de mesa, as comidas e bebidas e, o resultado não podia ser diferente, como descreve a coordenadora do curso de Gastronomia, Janeanne Nascimento: “Foi uma experiência exitosa para os nossos alunos, onde os mesmos puderam criar suas preparações e oferecer aos nossos parceiros em forma de gratidão”.

No primeiro dia de evento, o jantar contou com o menu degustação de uma entrada panzanella e o primeiro prato principal foi risoto de queijo coalho; o segundo prato principal foi a codorna ao vinho e, de sobremesa, o tiramissu de caju. Para o segundo dia do evento, a apreciação do cardápio iniciou-se com a primeira entrada de uma clássica salada caprese com queijo coalho e calda de rapadura; a segunda entrada foi de um antepasto nordestino com maxixe e caju. Para os pratos principais, foram servidas duas opções: risoto nordestino e parmetier a brasileira. A sobremesa ficou por conta da criação de uma deliciosa cheesecake de frutas amarelas com compota de manga, pêssego e maracujá.