NASF e alunos de Nutrição fazem carnaval da melhor idade na UBS - São Miguel


Data de publicação: 26/02/2018

O pátio da Unidade Básica de Saúde (UBS), sediada pela FJN, foi palco do Carnaval da Saúde, para o Grupo Mexa-se pela Vida, no último dia 16 de fevereiro. Na ocasião, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado pela educadora física, Amaysa, e a assistente social, Synara, junto com a psicóloga e a fisioterapeuta, Mayana e Candice, prepararam um momento de ludicidade para os idosos, associado a orientações sobre alimentação saudável. Participaram também deste momento a preceptora do curso de Nutrição da FJN, Beatriz, e os discentes do curso, realizando atividades voltadas para a promoção da saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta promoção consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Ela se materializa através de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular. Isso favorece escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem.

As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos setores da saúde e outros. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde das populações e dos territórios. A articulação com o curso de Nutrição da FJN promove ainda educação para o estudante, que no futuro dará continuidade a essas práticas.

 1-6-copiar 1-2-copiar