O ensino e a aprendizagem estão sempre no cotidiano da FJN. Pensando nisso, foi ofertada uma oficina sobre metodologias ativas para os monitores da faculdade com objetivo de incentivar e apoiar os alunos a aplicarem estratégias que fortaleçam o ensino e a aprendizagem em suas atividades.
A oficina foi ministrada pelos professores Alberto Malta Junior, Thiago Adolfo e Alday José, docentes da FJN que consideraram o momento muito produtivo. Os discentes que participaram também fizeram uma boa avaliação acerca da oficina e ainda doaram alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições assistenciais.
A metodologia ativa é um processo que tem como característica colocar o aluno como responsável por sua própria aprendizagem e faz com que ele esteja comprometido com este objetivo. A oficina trouxe uma demonstração do TBL (Team Based Learning – ou seja, Aprendizagem Baseada em Equipes), de técnicas associadas como o Kahoot (que pode estar ligado à sala de aula invertida) e o uso de tecnologias diversas, como o Google Sala de Aula, que facilita a aplicação.
A monitoria tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação uma oportunidade de engajar-se em um plano de atividade de ensino que possibilite o aprofundamento dos conhecimentos em determinada área específica. Além disso, trabalha o desenvolvimento de atitudes e habilidades favoráveis à formação acadêmica profissional. Dessa forma, é uma atividade muito importante, pois cria condições para que os membros do corpo discente da instituição possam desenvolver pensamentos e comportamentos para o trabalho científico independente.