Programa Bem Estar realiza matéria sobre pesquisa da FJN em parceria com outras IES

Data de publicação: 16/05/2018

Hoje, uma pesquisa da Faculdade de Juazeiro do norte – FJN, em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University, foi pauta do programa Bem Estar, da Rede Globo, em uma matéria sobre o auxílio da música no tratamento e uso de medicamentos em pessoas hipertensas.
A pesquisa é de Eli Carlos Martiniano, do curso de Enfermagem da FJN, e tem orientação da professora Dra. PhD Milana Drumond Ramos Santana, Diretora Acadêmica da instituição. Tem como título “A influência do estímulo auditivo musical associado ao anti-hipertensivo sobre o controle autonômico cardíaco” (The influence of musical hearing stimulus associated with anti-hypertensive on autonomic heart control) e foi publicada em janeiro na revista internacional Scientific Reports (Qualis A1).
Esse artigo apresenta a música como um método terapêutico para pessoas com hipertensão e que fazem uso de medicação anti-hipertensiva. Para realizar a pesquisa, foram avaliados 40 sujeitos que atendiam os critérios metodológicos. Por fim, foi considerado que o estímulo auditivo intensificou positivamente os efeitos da medicação sobre o controle autonômico cardíaco em pessoas hipertensas.
A FJN parabeniza os pesquisadores pelo reconhecimento em nível nacional por uma pesquisa tão importante na área. A instituição incentiva ainda outros estudantes a realizarem trabalhos e divulgarem suas experiências, para contribuir no desenvolvimento da sociedade.

Assista a matéria completa clicando aqui.